Governo assegura transporte aéreo para paciente em situação de urgência no Baixo Rio Branco
O Governo de Roraima, na tarde desta segunda-feira, 24, enviou uma equipe para prestar atendimento e transportar uma criança de cinco anos, moradora de Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, no Sul do Estado.
A transferência de Emily Ramos para Boa Vista tornou-se necessária devido ao seu quadro clínico de insuficiência respiratória. A aeronave que transportou a paciente chegou à localidade por volta das 15h30 do mesmo dia.
O diretor da Unidade Mista Rosa Vieira, Jadson Santos, enfatizou a importância dessa ação, dada a difícil acessibilidade da região. Ele expressou gratidão ao governador por autorizar o envio da aeronave para resgatar a paciente, considerando que o acesso à região é viabilizado apenas por via aérea ou aquática, permitindo assim que os serviços de urgência e emergência possam transportar pacientes para Boa Vista.
Esta é a segunda vez neste mês que o Governo realiza a remoção de pacientes. No dia 07, uma equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) foi deslocada para socorrer uma jovem grávida em situação de risco.
Vale destacar que uma remoção aérea pode custar entre R$ 17 mil e R$ 20 mil, considerando não apenas o transporte, mas também a equipe responsável pelo atendimento, bem como os insumos necessários.
O pouso da aeronave em Boa Vista ocorreu por volta das 17h. A paciente foi levada do hangar do Governo em ambulância para o Hospital da Criança Santo Antônio, onde ficará sob os cuidados da equipe daquela unidade.
O pai de Emily, Ivanildo Franco Ramos, expressou sua gratidão pela prontidão do Governo em atender à demanda.
“Venho do fundo do meu coração agradecer ao governador pela atenção dada ao caso da minha filha, o empenho em conseguir uma aeronave para nos socorrer [em Santa Maria do Boiaçu], e a preocupação com o povo do Baixo Rio Branco. Recebi total apoio do hospital, das enfermeiras que fizeram o possível e o impossível [para nos atender]. Todos eles foram gentis conosco e eu só tenho a agradecer”, pontuou.
FONTE: RORAIMA NA REDE