Melancias gigantes de até 50 kg são expostas em festival no interior de Roraima: ‘muito orgulho’
São melancias que chamam a atenção de quem passa, e nem precisam colocá-las no pescoço, como diz o famoso ditado. As “melancias gigantes” do produtor Raimundo Pereira, de 58 anos, viraram atração no XVIII Festival da Melancia, no município de Normandia, Norte de Roraima, isso porque a maior delas chegou aos 50 kg. “Foram cultivadas com cuidado e muito trabalho”, disse o produtor.
Raimundo é morador de Normandia e produtor local há 32 anos. Na cidade, é conhecido como “Raimundinho da Melancia” e é um dos produtores que expôs sua colheita no tradicional evento que começou na última sexta-feira (5) e foi até sábado (6).
Melancias de Raimundinho comparadas a uma melancia comum — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
De acordo com Raimundinho, foram necessário 90 dias para que as melancias desta espécie atingissem o tamanho máximo. Para se ter uma noção, as melancias do produtor são até três vezes maiores que as comuns, que são vendidas em supermercados.
Raimundinho mostra com orgulho a maior de sua plantação. Ele sequer consegue levantá-la sozinho — precisou da ajuda de alguém para posar segurando a fruta. Ele consegue, inclusive, sentar nas melancias sem quebrar.
“O manejo de cultivo é essencial, essa melancia é de 90 dias, diferente das comerciais. Para alcançar esse tamanho, requer cuidados específicos, como deixar ter bastante água, precisa irrigar bastante… Proteger de pragas e bichos, é um trabalho que quando vemos o resultado, dá muito orgulho”, diz o produtor rural.
Raimundinho da Melancia sentado em sua produção, que pode chegar a 50 kg — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
O tamanho das melancias de Raimundinho impressionaram a professora Michelle Bento, de 28 anos, que levou a filha, Ana Vitória, de 7, para passear no evento. De acordo com ela, que é moradora de Normandia, o tamanho das frutas impressionam até quem vive na cidade — conhecida como a maior produtora de melancia de Roraima.
“Até mesmo para quem reside aqui, é impressionante. Não sei se outras pessoas já viram algo maior do que esta ou do mesmo tamanho, mas é a primeira vez que vejo algo assim. Não tenho palavras para descrever”, disse a professora.
Professora Michelle Bento, de 28 anos, leva filha para ver as melancias gigantes em Normandia, Norte de Roraima — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
Ela sempre participa do evento e leva a filha para passear também. Há 10 anos Michelle vive em Normandia e sempre se impressiona com a capacidade do município de produzir melancia.
“A gente só tem coisa boa pra mostrar, essa festa é muito bonita. Olha o tamanho dessas melancias! Não tem como não se chocar”, disse Michelle.
Raimundinho da Melancia posa com a sua produção de melancias gigantes em Normandia, Norte de Roraima — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
Raimundinho da Melancia explica que esta espécie da fruta é uma variante da jubilee, feita para quem gosta de cultivar melancias “gigantes” com fim de exposição, mas ele garante que elas são sim ótimas para consumos, diz até que são doces.
“Embora seja para exposição, ela são sim boas pra consumo. São docinhas até. Não tem o mesmo sabor das comerciais, mas elas são doces. Quando acabar a exposição eu vou abrir e todo mundo vai comer”, finalizou o produtor
Normandia realiza 18ª edição da Festa da Melancia
XVIII Festival da Melancia
Festival da Melancia, em Normandia, Norte de Roraima — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
O tradicional festival que movimenta Normandia, Norte de Roraima, aconteceu neste final de semana no Parque de Exposição Valmir Oliveira.
Realizado pela prefeitura de Normandia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, o festival contou com parceiros como o Sebrae e o apoio do governo do Estado.
Com uma série de atrações, que vão desde competições até shows de renome nacional, como o sertanejo Murilo Huff. Destaque para o aguardado concurso do maior comedor de melancia, competições para eleger as maiores melancias da região, corridas de cavalo, corrida de velocross e a escolha da Rainha da Melancia 2024.
fonte g1 Roraima.