Destaques

Incêndios florestais: Boa Vista fica encoberta por fumaça e ar poluído supera São Paulo e capital do Vietnã

A capital de Roraima, Boa Vista, voltou a ficar encoberta por fumaça nesta segunda-feira (25) depois de um dia em que a poluição do ar atingiu a pior qualidade desde o início do ano. Segundo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por conta da fumaça, a capital ficou com o ar mais poluído do que cidades como São Paulo e Hanói, capital do Vietnã, onde a poluição é, muitas vezes, considerada insalubre e “irrespirável”.

Sensores que medem a qualidade do ar indicaram que a poluição atingiu 402 microgramas de partículas de poluição (PM 2.5) já no fim da tarde de domingo (24), o que é considerada uma condição péssima e altamente poluída, com riscos à saúde e quase 27 vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Roraima enfrenta o período seco, situação climática que deve se estender até abril. O estado lidera o número de focos de calor do país em 2024 e concentra 28% do total. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.

A fumaça registrada na cidade é trazida, em parte, por incêndios florestais nas regiões da Serra da Lua e Serra da Barauana, no município do Cantá, além de Caracaraí e Rorainópolis, e da Guiana, na fronteira Norte do estado.

Atualmente, 14 dos 15 municípios de Roraima enfrentam os reflexos da estiagem e estão em situação de emergência, incluindo a capital Boa Vista.

G1 RR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *