Cotidiano

Comunidades indígenas recebem equipamentos para fortalecer agricultura familiar

A Prefeitura de Boa Vista entregou equipamentos agrícolas para as 13 comunidades do Baixo São Marcos, adquiridos por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Joênia Wapichana. A entrega aconteceu na Comunidade Indígena Campo Alegre. Um motor de popa, uma motocicleta, vinte e uma motosserras, cinco perfuradores de solo, três roçadeiras e 28 conjuntos de motobomba estão disponíveis para uso coletivo dos produtores.

As comunidades contempladas são: Aakan, Bom Jesus, Campo Alegre, Darôra, Ilha, Lago Grande, Mauixi, Milho, Reino de Deus, São Marcos, Três Irmãos, Vista Alegre e Vista Nova. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, a Prefeitura de Boa Vista tem fortalecido o setor agrícola nas comunidades indígenas.

“Os equipamentos vêm para reforçar as atividades da agricultura dessas 13 comunidades, na confecção de cercas, limpeza de áreas do plantio irrigado que antes era limpas na enxada. A motocicleta, por exemplo, vai servir para a coordenação dos tuxauas aqui do Baixo São Marcos, já que hoje, o transporte é uma dificuldade enfrentada por eles”, disse.

A coordenadora regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Marizete de Souza, esteve presente durante a entrega e ressaltou que a doação cumpre as demandas acertadas entre o prefeito e a parlamentar.

“Na época, a presidente Joênia procurou a Prefeitura de Boa Vista para fazer essa parceria porque percebeu condições potenciais para executar as emendas. E o prefeito Arthur Henrique acolheu o pedido. Esses instrumentos são muito importantes porque as comunidades vão ter mais alternativas para fortalecer a agricultura familiar”, destacou.

As novas ferramentas disponíveis contribuem com o aumento da produção agrícola, pois agilizam os trabalhos no campo. A região tem recebido investimentos da atual gestão para melhorar a qualidade alimentar nas comunidades, além do fortalecimento da comercialização e geração de renda.

“Sem os equipamentos, a escavação funciona a base de boca de lobo e na picareta. E em período que está muito seco é difícil para trabalhar. Agora, com o perfurador de solo, a gente escava entre 200 a 300 covas em questão de minutos. Todo esse investimento facilita muito a vida do agricultor”, disse o vice-coordenador dos tuxauas do Baixo São Marcos, Dinarte Pereira.

Brigada de Incêndios

Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista entregou materiais de construção à comunidade Serra da Moça, para a instalação da base para a Brigada de Combate a Incêndios na região. O recém-formado grupo de brigadistas deve dar suporte aos produtores rurais e moradores durante queimadas.

Casa de Farinha

Comunidades indígenas do Baixo São Marcos receberam uma Casa de Farinha Móvel com capacidade de processar até uma tonelada de mandioca por dia, com produção rápida e prática. O equipamento, adquirido por emenda parlamentar do ex-deputado federal Edio Lopes, atende as 13 comunidades. Até o fim do ano, uma segunda casa será entregue para atender a região do Murupu.

Investimentos agricultura familiar Indígena

Na atual gestão, mais de R$ 3,3 milhões foram investidos em insumos, bovinos, vacinas, materiais de construção, kits de irrigação, maquinários e suplementos. Até o momento, as parcerias com a Prefeitura de Boa Vista beneficiaram 330 famílias e resultaram na plantação de 184 hectares com a cultura do milho, feijão, soja, melão, melancia, batata-doce, macaxeira e hortaliças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *